O que é lupus?

-O lupus é uma doença auto-imune crônica que pode danificar qualquer parte do corpo (pele, articulações e/ou órgãos). Crônica significa que os sintomas tendem a durar mais do que 6 semanas e freqüentemente por muitos anos.
No lupus algo vai errado com o sistema imunológico, o qual luta contra vírus, bactérias e outros germes. Normalmente o sistema imunológico produz proteínas chamadas anticorpos que protegem o corpo desses invasores. Auto-imune significa que o sistema imunológico não consegue diferenciar os organismos invasores e os tecidos saudáveis do corpo. No lupus o sistema imunológico cria auto-anticorpos que atacam e destroem tecidos saudáveis. Esses auto-anticorpos causam inflamação, dor e danos a várias partes do corpo. Quando as pessoas falam de lupus, geralmente se referem a lupus eritematoso. Esse é o tipo de lupus mais comum.

Embora lupus possa afetar quase qualquer órgão, para muitas pessoas a doença afeta apenas poucas partes do corpo. Por exemplo, uma pessoa com lupus pode ter joelhos inchados e febre. Outra pessoa pode ficar sempre cansada ou ter problemas renais. Outros podem ter feridas na pele.

-Geralmente o lupus desenvolve-se lentamente, com os sintomas indo e vindo. Para a maioria das pessoas o lupus é uma doença moderada. Porém, para outras, ele pode causar problemas sérios. Mesmo que o lupus seja moderado, é uma doença séria que precisa de tratamento. Lupus pode danificar órgãos e ser uma ameaça à vida se não tratado.
Quem tem maior probabilidade de desenvolver lupus
-Qualquer um pode ter lupus, porém 90% dos pacientes são mulheres. As mulheres negras têm três vezes mais probabilidade de desenvolver lupus que as brancas.  




Causas do lupus

O lupus não pode ser contraído de outra pessoa. A causa do lupus é desconhecida. Provavelmente mais de um fator está envolvido no desenvolvimento do lupus. Alguns fatores que suspeita-se possam estar envolvidos com o desenvolvimento do lupus são:
* Ambiente (luz solar, estresse, certos medicamentos e vírus).
* Hormônios (lupus é mais comum em mulheres durante a vida fértil).
* Problemas com o sistema imunológico.

Sintomas
Os sinais de sintomas de lupus variam de pessoa para pessoas. 
Alguns têm apenas poucos sintomas, enquanto outros têm mais.
 Os sintomas do lupus também tendem a aparecer e sumir. Os sintomas comuns de lupus são:


* Dor e rigidez na articulação, como ou sem inchaço.
* Dores musculares.
* Febre sem causa conhecida.
* Cansaço.
* Rachaduras na pele.
* Anemia.
* Problemas de raciocínio e memória.
* Problemas renais sem causa aparente.
* Dor no peito ao respirar profundamente.
* Sensibilidade à luz.
* Perda de cabelo.